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DEFEITOS MAIS COMUNS

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TITAN 150CC/BROS 150CC (com batería de 7 amperes) Tem surgido um problema de perda de polarização do magneto,fazendo com que a bateria pare de carregar.neste caso,substitua o magneto.

Como descobrir se o defeito é do magneto ou do estator:

Com a moto ligada e a bateria carregada,desconecte o plug do estator e siga os testes abaixo:

Coloque o multímetro em 200 ACV:
encoste um pino do aparelho no fio branco do estator e o outro no chassis da moto:
acelere a moto em 5000 giros:
O multímetro marcará entre 100 e 115 volts.
Normalmente quando está com defeito marca entre 50 e 65 VOLTS. Se o valor for entre 95 e 105 volts,o estator está fraco fazendo com que a bateria descarregue facilmente.

OBS:Retire o estator da tampa da moto,verifique se as soldas dos fios estão perfeitas e se os fios de cobre presos à estas soldas não estão queimados,se estiver em perfeito estado o magneto está queimado.

BATERIAS: Normalmente quando a bateria ferve é sinal de que o regulador de voltágem está em curto.
Não insista em andar com a moto, pois,no caso de motos corrente continua,pode queimar o CDI.
(lembre-se que a bateria suporta no máximo 14,80 volts).

TITAN E BROS 150cc (com bateria de 5 amperes)

Quando a bateria parar de carregar (não troque o regulador ou o magneto )a única solução é trocar a bateria por uma de 7 amperes.

NX FAlCON 400CC:

tem surgido um superaquecimento no regulador de voltagem fazendo com que a amperagem suba queimando assim o retificador,com isso a voltagem exede o máximo(14,80volts).
nesse caso antes de substituir o regulador é necessário verificar o estator se está em curto.

Coloque o multímetro em 2000K (Nâo encoste o dedo nos pinos do porque altera o resultado)

Com a moto desligada desplug o terminal do estator,coloque um pino do multímetro em um dos terminais(fio amarelo)e o outro no chassis da moto. SE o aparelho sair da posição 1
o estator está em curto.

Normalmente a FALCON carrega a bateria com no mínimo 14,50 VOLTS
e no máximo 14,80 VOLTS.

Outra forma de testar:

(A moto tem de estar com o motor frio 6 horas depois)
Coloque o multimetro na escala de 200 ohms e coloque os dois pinos
do multimetro em 2 dos 3 fios amarelos do estator.
(com a moto desligada)
o multimetro deve marcar entre 1,8 e 2,2 ohms. mantenha um no estator e coloque o outro no chassis da moto.
o multímetro não pode sair da escala inicial.Se sair,o estator queimou também.
Este teste serve para todas as motos com estator BIFÁSICO E TRIFÁSICO.(confira a relação em DEFEITOS E SOLUÇOES).

AINDA SOBRE NX FALCON
Como testar a corrente alternada:

Com a moto ligada e a bateria carregada,solte o plug da bobina de carga do estator(acelere a moto)se a moto não acelerar recarregue a bateria.Se a moto acelerar,(COLOQUE O MULTIMETRO NA ESCALA DE 200 ACV)encoste cada pino do multímetro em 2 dos 3 terminais do estator,acelere a moto em 3000 giros(O VALOR FICA PRÓXOMO A 80 VOLTS).Troque as posições dos pinos nos terminais e os valores serão os mesmos.

CRYPTON E YBR 125CC CORRENTE ALTERN.

Ainda não tenho conhecimento de queima de bobina de força dessas motos.quando ha perda de centelha,geralmente,é mal contato na ignição ou no mata.

XT E TDM 225CC:

Essas duas motos tem muito problema
com estator. Para saber se ele está queimado,aguarde ele esfriar e siga os seguintes passos:
coloque o multimetro na escala de 2000 ohms.
desconecte o plug da bobina de força.
coloque 1 pino do multimetro no fio verde e o outro no amarelo.(o valor do multimetro tem de ficar entre 488 e 708 ohms).
Tire o pino do fio amarelo e encoste no verde.(o valor do multimetro fica entre 600 e 900 ohms.
Qualquer valor diferente dos valores
acima,significa que o estator está queimado.

ESTATORES EM GERAL

Geralmente em um estator frio,sua bobina de carga ou de luz,mede entre
1,8 e 2,2 ohms.É comum quando está em
curto o valor subir acima de 15 ohms.